×

Mutirão de Negociação e Orientação Financeira segue até 15 de abril

Mutirão de Negociação e Orientação Financeira segue até 15 de abril

O Banco Central (BC), a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a Secretaria Nacional do Consumidor e Procons de todo o país estão promovendo o já tradicional Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, edição 2024. Interessados em aproveitar a iniciativa têm até o próximo dia 15 de abril para renegociar suas dívidas com bancos e instituições financeiras de todo o país.
 
O que pode ser negociado
As dívidas que estejam em atraso e que não possuam bens dados em garantia. Entre as dívidas alvo do mutirão, estão aquelas relacionadas a:
 
– cartão de crédito;
– cheque especial;
– empréstimo pessoal;
– demais modalidades de crédito contratadas em bancos e financeiras.
 
Onde renegociar
Os cidadãos interessados em participar do mutirão podem entrar em contato diretamente com as instituições financeiras com as quais possuem dívidas (a lista está disponível aqui) por meio do consumidor.gov ou nos Procons que aderiram ao programa.
 
Como se preparar para a renegociação
A renegociação é mais produtiva quando o cidadão está preparado. Algumas dicas são:
  • acesse o Registrato para saber quais são as suas dívidas em atraso. Clique aqui para saber mais;
  • se informe sobre como preparar seu orçamento e entender como a renegociação afetará sua vida financeira. Clique aqui para saber as dicas da Febraban;
  • acesse a Plataforma Meu Bolso em Dia aqui para continuar aprendendo mais e melhorar sua saúde financeira.
O mutirão não é recomendado para todos
As pessoas que preenchem os requisitos para negociar pela Faixa 1 do Programa Desenrola Brasil, que abrange quem tem renda de até dois salários mínimos ou está inscrito no CadÚnico, devem buscar renegociar suas dívidas por esse programa, que tem condições mais vantajosas. Para isso, busque o seu banco ou acesse a plataforma do Programa Desenrola Brasil aqui.
 
Os superendividados, conforme previsto na Lei 14.181/2021, têm direito à renegociação global, com todos os credores simultaneamente, possibilitando acordos mais adequados que a negociação com cada banco, e a solução efetiva para o problema do superendividamento.
 
As pessoas em situação de superendividamento devem buscar ajuda especializada nos órgãos de proteção e defesa do consumidor. Saiba mais aqui.
 
Para mais informações sobre o Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, clique aqui. Para mais detalhes sobre as ações do Banco Central relacionadas à educação financeira, clique aqui.

#Mutirão #Negociação #Orientação #Financeira #segue #até #abril

Fonte

Recomendado:
Ter um score de crédito alto é essencial para conseguir…
error: Copiar