×

Prêmio Top 5 Focus: conheça as 17 instituições premiadas

Prêmio Top 5 Focus: conheça as 17 instituições premiadas

O Banco Central premiou nesta terça-feira (9/4) as instituições que obtiveram o primeiro lugar nos rankings anuais para diversos indicadores contidos na Pesquisa de Expectativas de Mercado (Focus).  A entrega dos certificados foi feita no Evento de Premiação Anual das Instituições Top 5 2023, realizado em São Paulo, seguida de debates sobre cenário internacional, cenário doméstico, inflação e política monetária.
Clique aqui e veja como foi a premiação.
São premiadas as instituições participantes cujas projeções mais se aproximaram dos resultados ocorridos para IPCA e seus componentes, IGP-M, taxa de câmbio, taxa Selic, PIB Total e taxa de desocupação.
"Há muitos anos, os rankings Top 5 constituem incentivo para que a Pesquisa Focus possa contar com projeções com o maior nível possível de acurácia. A premiação reflete o esforço dos participantes em analisar a economia brasileira e em informar os cenários que anteveem para diversos indicadores macroeconômicos", afirma André Marques, consultor no Departamento de Estatísticas do Banco Central.
De acordo com Marques, são esses cenários que servem de base para o cálculo diário de estatísticas que são publicadas semanalmente pelo BC e constituem referência para o mercado, para os estudiosos sobre o assunto e para aqueles que buscam alguma informação sobre o futuro de nossa economia.
Os destaques desta edição do Top 5, com duas premiações cada, foram UBS Brasil CCTVM, LAIC AM e Parcitas Gestão. Houve empate entre três participantes na categoria Selic – curto prazo anual.
Essas projeções são informadas por bancos, gestoras de recursos (assets), consultorias e associações. Conhecer e acompanhar a evolução do sentimento do mercado quanto à evolução da economia brasileira é importante para a formulação da política monetária, subsidiando as decisões do Copom, alimentando os modelos do Departamento de Estudos e Pesquisas do BC, além de servir de referência para estudos na área.
Saiba mais
Os rankings Top 5 de curto prazo são divulgados mensalmente. Já os de médio prazo são divulgados trimestralmente. No ranking de curto prazo, a precisão das projeções é avaliada com defasagem de cerca de um mês em relação à publicação do indicador analisado nos últimos três meses. No de médio prazo, considera-se a precisão média das projeções para um trimestre nos três meses do trimestre anterior. Os rankings anuais de curto e médio prazos consideram a média da performance das instituições nos respectivos rankings mensais/trimestrais.
Os rankings de longo prazo (ano corrente e ano seguinte) são divulgados no primeiro trimestre de cada ano e consideram a precisão das projeções informadas em cada um dos doze meses do ano para o indicador anual do mesmo ano, publicado no ano subsequente, ou do ano subsequente, publicado no segundo ano à frente.
top_5_imagem_nl_339964_2024 Prêmio Top 5 Focus: conheça as 17 instituições premiadas

#Prêmio #Top #Focus #conheça #instituições #premiadas

Fonte

Recomendado:
O Banco Central (BC), a Federação Brasileira de Bancos (Febraban),…
error: Copiar