6 dicas financeiras que todo jovem deveria ler

Se você é jovem, estudante ou está começando sua vida profissional, então este post é para você. Essas dicas eu gostaria de ter recebido no começo de minha carreira. Até porque quando se é novo, nem sempre sacamos logo de cara as pegadinhas que a vida financeira nos reserva.

1- Não caia em ciladas :

Capitalismo não é brincadeira, todo mundo tá de olho no seu dinheiro. O mercado inteiro quer seu dinheiro. Você vai receber ofertas de cartão de crédito, de lojas de departamentos, propostas de empréstimos, assinaturas, aumento do limite do cartão de crédito ou do cheque especial e por aí vai. Por isso, valorize cada centavo ganho e pense duas vezes antes de “entrar em uma furada” contratando coisas que não precisa realmente, e vai usar pouco, apenas gerando despesas. Fuja de cartão de crédito, essa é a maior das ciladas que um jovem pode cair.

2- Poupar :

Poupe desde sempre, não espere ganhar muito dinheiro para começar a poupar. É melhor poupar pouco e sempre, do que ficar esperando a hora certa. Poupe no mínimo 10 % de tudo que você ganha, salário, mesada, bico, renda extra, etc… Já comece cedo a ter o hábito de economizar para poupar.

3- Organizar o tempo :

Adquira o hábito de organizar o seu tempo, para você conseguir dar conta de tudo e se tornar produtivo, afinal tempo é dinheiro. Quando você organiza a rotina da sua vida, fica mais fácil sobrar tempo para organizar suas finanças.

4- Fundo de reserva :

Sua vida pode, e terá imprevistos, nem sempre vai ser exatamente como o planejado, poderá precisar dinheiro para uma consulta ou você pode perder o emprego, por isso tem que ter sempre uma grana de reserva, que se chamamos de “fundo de reserva”. O ideal é você guardar de 6 meses a um ano de salário, mas pra quem está começando na vida profissional, 6 meses já está de bom tamanho. Não deixe de guardar comece o quanto antes.

5- Não se pressione :

De um passo de cada vez, você não precisa saber o que vai fazer na sua vida inteira. A vida é uma caixinha de surpresas. Não coloque tanta pressão que tem que fazer faculdade disso ou daquilo. Tem muita gente que não tem faculdade e é muito próspero financeiramente, mas com muito estudo é claro (livros, cursos, mentores).

6- Leia muito :

A juventude é uma só, por isso aproveite, mas com moderação, e leia muito (principalmente livros de empreendedorismo e finanças pessoais).  Para você poder chegar na fase adulta com sabedoria e uma base sólida de conhecimentos financeiros, para poder ter uma vida próspera e tranquila.

Essas foram as dicas de hoje, se gostou compartilhe com quem você acha que merece ler isso.

Sou João Bosco Ferrari, trabalho com internet desde o ano de 2.000 sou estudioso em finanças pessoais por vocação. Já trabalhei em várias instituições financeiras em diversas cidades e tive várias empresas. A proposta do Blog Dinheiro é promover a educação financeira para as pessoas conseguirem ter uma vida tranquila.

Deixe uma resposta

EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA MULHERES - CLIQUE AQUI !!!
Recomendado:
Aqui você vai aprender a cuidar do seu dinheiro sem…
Cresta Posts Box by CP
error: Copiar